Jesus dos Santos
A Associação de Servidores Municipais do Aglomerado Urbano de Jundiaí e Região – Asserv, completa hoje (25), nove anos de sua fundação.
A comemoração acontece no próximo sábado (4), em chácara na região e vai contar com servidores da região de Jundiaí.
De 2014 até seus primeiros quatro anos, a Asserv enfrentou lutas, em especial aquelas configuradas pela dificuldade do reconhecimento de seu papel.
Hoje, a entidade já é vista como de relevância para a categoria dos servidores públicos municipais e já contabiliza vitórias e crescimento.
“Nossos primeiros quatro anos de atividade foram muito difíceis, vez que a Asserv não se sentia reconhecida pelos órgãos públicos. Mas, hoje, em todos os municípios de nossa abrangência tudo já está consolidado”, conta João Miguel.
“Somos muito bem recebidos pelos gestores de toda a região, assim como bem recebemos todos os servidores que nos procuram em busca de soluções para suas demandas”, completa.
A ideia da fundação da Asserv partiu de João Miguel, que foi acolhida, de imediato por alguns servidores municipais da região.
“Em 2014, eu estava a passeio na praia com alguns colegas da região, quando tive a ideia de fundar a associação. De pronto, eles a acataram e, então, ali mesmo já começamos as discussões e tratativas para a sua formalização”, continua o presidente.
“Eu havia acabado de sair de duas disputas: a primeira, encabeçando uma chapa nas eleições do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Jundiaí, o Sindserjun e a segunda, como integrante de uma chapa que concorria nas eleições da Associação dos Funcionários Públicos de Jundiaí, à época presidida por João Carlos Lopes, já falecido. Perdi nas duas ocasiões e, então, como sempre estive empenhado na defesa dos servidores tive a ideia da Asserv. E deu certo”, avalia João Miguel.
VITÓRIAS
João Miguel conta algumas ações exitosas da Asserv, em especial, as mais recentes.
“Veja que já conseguimos vitórias em alguns processos judiciais trabalhistas. Na gestão de Jundiaí, também conseguimos acertar para que, neste ano de 2023, a remuneração dos professores seja contemplada com seus direitos, principalmente no que se refere à Meta 17, aquela que dispõe sobre a valorização desses profissionais”, contabiliza.
“Recentemente, levantamos, em primeira mão, a questão da perda das férias por motivo de licença médica do servidor, já que o Supremo Tribunal Federal decidiu que essa regra é inconstitucional. Estamos em tratativas com a gestão de Educação sobre as atividades dos zeladores das escolas e aguardando o agendamento de reunião na Fumas, para a solução de problemas enfrentados pelos servidores do serviço funerário, dentre outras ações”, frisou o presidente João Miguel.
CRESCIMENTO
A Asserv, cada dia mais, vem aumentando seu número de associados.
Desses associados é cobrada uma taxa fixa mensal, e o presidente apela para adesões.
“Queremos e precisamos de mais associados. Peço que todos os servidores da região se associem. Estamos crescendo, mas precisamos crescer mais, fortalecer nossas ferramentas de lutas e expandir nosso debate em prol da categoria. Temos planos para o futuro e que, por certo, executados vão trazer mais benefícios para todos nós”, apelou ele.
BENEFÍCIOS
Dentre os benefícios oferecidos aos servidores, João Miguel aponta para os planos de saúde (médico e odontológico). E antecipa que outros benefícios ainda virão, vez que fazem parte dos planos da entidade.
RECONHECIMENTO
Por último, João Miguel agradece aos servidores e gestores dos vários municípios de abrangência da Asserv.
“A Asserv já se sente reconhecida em todos os municípios em que atua e, por isso, agradece aos servidores e gestores de toda a região. Em Jundiaí, por exemplo, já tivemos a oportunidade de expediente com os gestores de Governo e Finanças e também a da Educação. E, como já disse, estamos aguardando o agendamento na Fumas. Isso é muito bom. É sinal de avanço da entidade, sempre em prol dos interesses dos servidores”, continua o presidente.
“Aliás, a Asserv se sente bastante orgulhosa por já estar registrando cada dia mais o interesse dos servidores em procurar seus trabalhos e orientações. Os servidores já comprovaram que podem continuar confiando em nosso trabalho, porque sabem que ele é, realmente, em prol da categoria”, finalizou João Miguel.
FESTA
Embora o aniversário seja hoje (25), a festa de comemoração dos nove da Asserv será realizada no próximo sábado (4), em chácara da região.