Jesus dos Santos
A Resolução nº 05, de 10 de março deste ano, do Conselho Municipal de Saúde (COMUS) de Jundiaí afastou o padre Clóvis Wilson Fontenla do Conselho Gestor do Hospital São Vicente de Paulo.
Além do padre, que preside o Conselho Gestor e também ocupa o cargo de tesoureiro na diretoria estatutária do hospital, outros dois conselheiros, Alexandre Rodrigo Mezei e Cleber Raimundo de Oliveira, foram afastados.
Padre Clóvis foi afastado somente do Conselho Gestor. Ele continua exercendo suas atribuições na tesouraria da diretoria estatutária do hospital.
O motivo do afastamento dos conselheiros dá conta da busca pela lisura dos trabalhos de investigação no hospital, iniciados logo no início do novo governo Gustavo Martinelli e ainda em andamento.
A Resolução nº 05/2025, é consequência da aprovação, por unanimidade dos conselheiros do COMUS, em abrir procedimento de investigação, visando apurar os fatos ocorridos no Conselho Gestor do hospital.
Ela não traz detalhes da investigação, nem tem prazo estabelecido para os trabalhos investigativos.
A medida cautelar foi homologada pela gestora da Unidade de Promoção de Saúde, Márcia Pereira Dobarro Facci e publicada na edição 5.605, de 14 de março de 2025, da Imprensa Oficial do Município de Jundiaí.
COMUS
O COMUS é o órgão colegiado máximo, de caráter permanente, consultivo e deliberativo, no âmbito do controle social da saúde em Jundiaí.
O objetivo básico do COMUS é acompanhar e controlar a política municipal de saúde, na conformidade da Lei Orgânica do Município.
Dentre as suas atribuições está a tarefa de fiscalizar e acompanhar as ações do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo os aspectos econômicos e financeiros.