A Prefeitura de Jundiaí deixará de pagar cerca de R$ 10 mil por mês pelo aluguel do prédio que hoje tem as instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, a partir de 2021. Além disso, e em especial, a população do centro contará com melhor acesso e atendimento na prestação dos serviços oferecidos pela unidade.
A decisão do prefeito Luiz Fernando Machado, formalizada na manhã desta segunda-feira (10), no Paço Municipal, garante que o prédio localizado em frente ao Fórum Dr. Adriano de Oliveira, que é de propriedade da Prefeitura de Jundiaí, receberá as novas instalações da unidade.
O pedido para a mudança de prédio foi feito pelo Conselho Gestor da UBS do Centro, em agosto passado, em conjunto com a Associação dos Moradores do Centro (AmoCentro) e contou com um abaixo-assinado com mais de seis mil participantes.
Em outubro do ano passado, o Jundiaí Saúde, em matéria sob o título “Entidades querem que a Prefeitura saia do aluguel”, noticiou o desejo dessas entidades e da população que as acompanhava.
“Comemorei meu aniversário no último sábado (8), mas o melhor presente que recebi foi esta decisãodo prefeito Luiz Fernando Machado, que assinou o ato em nossa presença no Paço Municipal, na manhã de hoje (10). Além disso, recebemos o convite do prefeito para participarmos da elaboração do projeto de reforma do prédio da Barão”, disse Jaime Sant’Anna Pinto, que à época do pedido, integrava o Conselho Gestor da unidade.
““Precisávamos mesmo dar resposta às mais de seis mil pessoas que participaram de nosso abaixo-assinado, pedindo a mudança. E além de melhor atendimento à população, conseguimos que o Poder Público passe a economizar cerca de dez mil reais por mês, valor do aluguel predial atual para esse serviço ”, completou Sant’Anna Pinto.
Marli Baptista de Oliveira e Maria Aparecida de Lima, respectivamente presidente e vice da AmoCentro, também comemoraram.
“Era tudo o que precisávamos! O prédio onde hoje está a UBS não é apropriado para receber idosos, cadeirantes e, além de tudo, tinha o aluguel, sendo que a Prefeitura tem um prédio próprio também no centro da cidade e em condições de atender a população”, disseram elas, que também à época integravam o Conselho Gestor.
“A Prefeitura fez o que foi possível no atual prédio locado, mas era necessário um novo local. Só temos a agradecer”, acrescentou o atual conselheiro, Luziano Francisco de Souza.
O prefeito Luiz Fernando Machado foi à rede social Facebook para se manifestar.
“Os olhos marejados destes conselheiros da UBS Central são por um bom motivo. Em meio a tantas notícias difíceis, compartilhamos uma conquista há muito esperada pelos dez mil usuários da UBS Central”, disse o prefeito, na rede.
“O serviço de saúde será instalado em prédio próprio na rua Barão de Jundiaí, após a reforma que será iniciada no próximo ano”, completou.
E dentre os comentários da notícia na rede social, J.M.M. parabenizou o prefeito. “Parabéns pela bela notícia de mudar a UBS do Centro, pois está num lugar muito ruim, principalmente para as pessoas de idade avançada...”, disse a munícipe.
L.M. também parabenizou. “Ótima notícia! Parabéns para a gestão e aos conselheiros!”, escreveu, antecedendo M.F., que disse “Luta incansável! Vitória mais que merecida!”.
ENTENDA O CASO
Em agosto passado, o Conselho Gestor e a AmoCentro formalizaram o pedido da mudança, seguido de um abaixo-assinado, com mais de seis mil participantes.
Antes, porém, o trabalho foi árduo e longo, já que muito exigiu dos conselheiros, como explica Jaime Sant’Anna Pinto.
“Para a formalização do pedido, precisávamos estar convictos do que pedíamos. Assim, foram muitas consultas no setor de Patrimônio da Prefeitura de Jundiaí e também em cartórios, onde pudemos confirmar a propriedade do prédio, que é da Prefeitura, além de outros detalhes, como área total e construída etc.”, explica Sant’Anna Pinto.
“Verificamos que o prédio foi cedido pela Prefeitura de Jundiaí à Justiça do Trabalho por 30 anos. Ela (Justiça) mudou-se para a rua da Padroeira, junto ao Banco do Brasil, mas o prédio continuou desocupado por mais 10 anos. Vimos, então, que essa área de quase mil e quinhentos metros quadrados de terreno, poderia receber as instalações da UBS do Centro e melhorar sobremaneira o atendimento à população. Foram muitas reuniões com a gestão de Saúde e também com a Casa Civil. Verificamos, também, que a Justiça Comum recentemente havia pedido o prédio. Mas, prevaleceu o suprimento da maior necessidade, ou seja, da população em busca daprestação dos serviços de saúde. Valeu a pena! Conseguimos aquilo que a população precisa”, completou o ex-conselheiro.
PRÓXIMOS PASSOS
Inicialmente, a UGPS fará o projeto para a adequação do imóvel e na sequência abrirá o processo de licitação para a contratação de empresa para a realização das obras. Recurso na ordem de R$ 1,2 milhão está destinado no Orçamento de 2021 para a obra.
“O espaço terá o conceito de Nova UBS. Além do que já é ofertado, terá a ampliação da estrutura física, com mais consultórios e salas para procedimentos, e contará também com os programas ‘Posso Ajudar’ e ‘Guardião da Saúde’, para a humanização e qualificação do atendimento prestado”, adianta o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera, ao Portal da Prefeitura de Jundiaí.