A ação de conscientização e cuidado contra o Novo Coronavírus, realizada pelas equipes da Prefeitura de Jundiaí nos terminais de transporte urbano da cidade, teve prosseguimento na manhã desta quarta-feira (5) no Eloy Chaves.
A iniciativa começou no dia anterior no Terminal Vila Arens e contou com os técnicos da Saúde tirando dúvidas e aferindo a temperatura e a oxigenação do sangue dos passageiros.
As pessoas foram novamente orientadas sobre os sintomas da doença e o encaminhamento de quem pode estar infectado para uma unidade de Saúde para receber o atendimento adequado.
“Estamos promovendo a reflexão da população sobre as medidas simples do cotidiano que auxiliam no enfrentamento à pandemia. Ainda vemos passageiros com certa resistência para o uso de máscara, com alguns deles usando o acessório sem cobrir o nariz. Esta conscientização tem que ser constante, pois há jovens e idosos demonstrando indiferença em relação à COVID-19”, revelou Juliana Mantovani, técnica de enfermagem da Prefeitura de Jundiaí.
Folhetos foram entregues a quem circulava pelo Terminal Eloy Chaves, bem como máscaras de pano. “Esta ação é importante para que os usuários do transporte entendam que devem se proteger. Ainda vejo gente com a máscara no queixo”, destacou a consultora Beatriz Parra Mendes, que trabalha no Centro da cidade.
A vendedora Gessica Priscila do Nascimento estava com a filha Milena no terminal nesta quarta-feira e também aprovou a iniciativa da Prefeitura. “Precisamos pensar na gente e no próximo, para que o Novo Coronavírus não se espalhe”, completou Gessica.
Ação itinerante
As equipes da Saúde realizarão a ação de forma itinerante nos sete terminais urbanos da cidade ao longo das próximas semanas. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Fauzia Abou Abbas Raiza, a atividade é uma forma de levar a informação para os munícipes.
“A iniciativa tem o objetivo de orientar adequadamente a população sobre quais são os sintomas que podem indicar a infecção, além dos cuidados que devem ser adotados para combater o avanço da doença. A escolha dos terminais de ônibus é para facilitar o acesso às informações para quem está em circulação”, detalhou.
De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), Silvestre Ribeiro, o transporte público é por onde as pessoas se deslocam.
“Em todos os terminais contamos com dispositivos de álcool em gel para que os usuários possam desinfectar as mãos antes e depois de utilizar os coletivos, além de balizadores de fila para ajudar no distanciamento das pessoas. A limpeza dos carros também é frequente, acompanhando a necessidade que a situação determina. É necessária a contribuição e conscientização de todos para o enfrentamento ao vírus Sars-CoV-2”, orienta Silvestre, lembrando da facilidade do uso do Bilhete Único como forma de pagamento da passagem, reduzindo a manipulação de cédulas.