COVID-19 | O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) iniciou, nesta terça-feira (26), a segunda fase da pesquisa que objetiva mapear o avanço do Sars-CoV-2 pela cidade. A aplicação de testes rápidos em assintomáticos está sendo realizada em cerca de 1,3 mil domicílios sorteados conforme o mapa cartográfico municipal, levando em consideração quesitos como idade e densidade demográfica de cada localidade e tem por objetivo mapear o avanço do Novo Coronavírus na cidade.
“Jundiaí avança no combate à pandemia do novo coronavírus com a testagem ampla. É fundamental também identificarmos as pessoas que não têm os sintomas da doença, mas propagam o vírus. Essa nova etapa auxilia no sentido de termos um mapeamento mais completo dos casos e ações direcionadas na proporção do cenário de contaminação”, salienta o prefeito Luiz Fernando Machado. De acordo com ele, cidade se destaca pelo índice de testagem superior a países europeus, como a Alemanha, que realiza 25 testes a cada 1 mil habitantes. Jundiaí, com a testagem rápida e aquisição dos testes PCR, passará a ter testagem de 52 pessoas a cada 1 mil habitantes.
A pesquisa é realizada em parceria com a Faculdade de Medicina de Jundiaí e Unifaccamp, com meta de testar entre 4 mil a 5 mil pessoas que representarão o cenário epidemiológico da cidade. “Com a identificação, é possível avançar na realização das ações pontuais nos territórios, como já vem sendo feito com a distribuição de máscaras de tecido, carro de som com mensagem de orientação sobre a importância do isolamento e distanciamento controlado, etiqueta respiratória e o uso de máscara em caso de necessidade de deslocamento”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.
Os testes nos assintomáticos estão sendo realizados por 10 equipes com integrantes ligados à FMJ, Unifaccamp e UGPS, devidamente identificados e com uso de equipamentos de proteção individual (EPIs). A testagem e a aplicação do questionário são feitas em ambiente externo à residência. Os moradores são convidados a participar.
Morador do bairro do Bom Jardim, Sebastião Ferraz teve o endereço da residência sorteado e recebeu a equipe na tarde dessa terça-feira (26). Em frente à sua residência respondeu a um questionário e teve uma gota de sangue colhida para o teste. “Achei esta iniciativa da Prefeitura muito positiva, pois tranquila e preserva a saúde da população. Tenho respeitado o isolamento social e só saio de casa para ir ao mercado e usando máscara”, explicou o autônomo, que reside sozinho.