O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo cancelou a data para a eleição de seu conselho gestor para o mandato 2019/2021, que estava marcada para o dia 29 deste mês. A nova data deverá recair somente no mês de março do ano que vem, 2020.
A decisão foi tomada pelos integrantes do Conselho que se reuniram na última sexta-feira (4), quando também prorrogaram até o dia 31 de março de 2020 o mandato atual.
Consultado pela reportagem, o presidente do Conselho Gestor do São Vicente, Roberto Tafarello, disse que só poderá falar a respeito, após a publicação da decisão na Imprensa Oficial de Jundiaí.
Agostinho Moretti, integrante do Conselho informou que o motivo da decisão teve início com questionamentos levantados pelo também conselheiro Joaci Ferreira da Silva, durante a última reunião ordinária realizada.
“O Joaci analisou o edital da eleição, fez comparações com o que diz o Regimento Interno e percebeu irregularidades, em especial, aquelas que se referem ao percentual de usuários de cada segmento a ser representado no Conselho”, explicou o conselheiro.
“Então, o plenário decidiu ser melhor acolher os questionamentos de Joaci, formar uma comissão para as devidas correções e redigir um novo Regimento Interno. Após esse trabalho é que será publicado um novo edital de eleição, o que deverá ocorrer em março de 2020, mês do término da prorrogação do mandato atual, decidida também nessa reunião da última sexta-feira. Todas as fichas preenchidas pelos candidatos e cópias de seus documentos entregues não têm mais valor”, finalizou.
Contestação
O conselheiro Joaci Ferreira da Silva, autor dos questionamentos que levaram ao cancelamento da eleição, não participou da última reunião de sexta-feira (4). Esteve ausente por motivos de viagem a trabalho.
Consultado, disse não concordar com a decisão do Conselho em deixar a eleição somente para o ano que vem. Também não concorda com a prorrogação do mandato.
“Temos aí uma situação em que os próprios conselheiros prorrogaram seus mandatos. Não conheço lei para isso”, contestou o conselheiro. “Temos também outra situação até de desrespeito com os candidatos: preenchem fichas, fazem cópias do Cartão do SUS e do RG e isso vai tudo para o lixo!”, lamentou.
Silva finaliza sua contestação sugerindo que “deveriam, sim, cancelar a eleição, já que o edital publicado não tem nada a ver com o Regimento Interno do Conselho, mas que deveriam marcar a eleição em data ainda deste ano, o mais breve possível. Basta publicar um novo edital que seja condizente com o Regimento Interno e sem prorrogação do mandato”.