Jesus dos Santos
O vereador Romildo Antonio pode estar fora da disputa ao cargo de deputado estadual pelo PT, ou por qualquer outro partido.
Nesta quinta-feira (28), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitiu certidão específica, dando conta de que o vereador não está filiado a nenhum partido político. E, por óbvio, este é um dos requisitos indispensáveis para a candidatura.
De acordo com o vereador, a notícia chegou como grande surpresa, já que, para ele, tudo estava correto, quanto às tratativas administrativas.
“É claro que me surpreendi bastante. Me filiei ao partido de forma normal e correta. Assinei a ficha e cumpri todas as exigências para a filiação. Mas, ocorreu que essa informação de minha filiação não chegou à Justiça Eleitoral e, por isso, posso perder minha intenção como candidato a deputado estadual”, disse Romildo Antonio.
“Estamos trabalhando para reverter essa situação”, completou o vereador.
DIRETÓRIO DO PT
Para o diretor do diretório municipal do PT, Ederson Felipe, o Felipão do PT, tudo está em ordem e estaria ocorrendo divergências de informações na Justiça Eleitoral.
“Está tudo em ordem, vez que entramos com a documentação necessária para garantir a candidatura de Romildo. Não tem possibilidade de ele não ser candidato. Encaminhamos carta à Câmara Municipal e tudo o que era preciso fazer foi feito. Deve estar ocorrendo divergências nos sistemas da Justiça Eleitoral, entre a lista interna do PT e a lista dela”, disse Felipe.
Questionado sobre a existência de algum documento comprobatório da entrega da filiação de Romildo à Justiça Eleitoral, Felipe disse que “é o PT estadual quem está cuidando de tudo isso”.
A título de comprovação da filiação do vereador, por enquanto, o PT oferece notícias na imprensa sobre eventos envolvendo o vereador e a própria convenção partidária.
“Na época da filiação, a mídia divulgou o fato. Comunicamos também à Câmara. Vamos enviar tudo isso à Justiça e comprovar a filiação”, completou o presidente do diretório do PT.
TRE
Na manhã deste sábado, 30, o advogado Fábio Santana já trabalha em busca da regularização da situação de Romildo, junto à Justiça Eleitoral.
“Realmente, no sistema eleitoral não consta a filiação partidária de Romildo. Temos em mãos a certidão específica. Diante disso, estamos agora trabalhando e buscando uma solução para essa filiação. De fato, ela existe desde meados de dezembro do ano passado! Tanto é que já é público, ou seja, de conhecimento de todos que Romildo faz parte dos PT. Verifica-se isso em toda a mídia e rede sociais. Aliás, e uma das provas mais fortes, dá conta da própria convenção do partido, que ocorreu no sábado passado (23), confirmando o nome dele a pré-candidato a deputado estadual. Então a filiação de fato ocorreu e, agora, estamos trabalhando para que a Justiça entenda que a de direito também é possível. Temos grandes chances de reversão do caso”, disse Santana.
DO PL PARA O PT
O vereador Romildo Antonio foi eleito para a vaga na Câmara Municipal pelo Partido Liberal (PL).
Em meados de dezembro passado, foi para o Partido dos Trabalhadores (PT), por questões políticas, em nível nacional.
“Saí do PL e vim para o PT, porque não compactuo com as ideias do presidente Jair Bolsonaro. A nova filiação foi imediata, mas infelizmente, estamos tendo de tratar desse caso que aborrece bastante, finalizou o vereador.