A tarde desta sexta-feira, dia 22, foi muito especial para os pacientes em tratamento na Radioterapia do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV).
A partir de uma campanha da ex-pacienteoncológica Dorô Cunha, o setor recebeu a doação de uma mesa de jogos, na qual os pacientes poderão aguardar suas sessões jogando dominó, xadrez, jogo da velha, fazendo palavras cruzadas e principalmente construindo laços de amizade.
A doação foi recebida pelos físicos médicos do setor, Dr. Flávio Vermiglio e Dr. Cesar Magiolino.
“Essa iniciativa é, no mínimo, maravilhosa. Querendo ou não, a gente chega para fazer o tratamento triste e pensativo, estamos sofrendo e com muitas dúvidas. Essa ação, que parece simples, permitirá não pensar tanto na doença e interagir com as outras pessoas. Ficaremos mais relaxados para a hora do procedimento”, comemora a paciente Sueli Ap. da Silva Inácio, 57 anos.
Outra paciente, Vera Lúcia Bissaro, 64 anos, que está na fase final de seu tratamento aprova. “Estou muito feliz pelos outros. Eu fui muito bem tratada aqui neste hospital e agora as horas de espera para as sessões de radioterapia serão melhores ainda”, enfatiza ela prestes a entrar no consultório médico para avaliação dos resultados finais.
A mesa foi doada e desenvolvida especialmente pelo arquiteto Leandro Alegria e construída pelo marceneiro Mário Muniz. “Pensamos no projeto de forma que fosse adequado ao espaço, com dimensões ideais. Os banquinhos funcionam para armazenar os jogos e ficam sob a mesa, uma ideia bem simples e funcional, mas que garantirá um pouco de diversão aos pacientes”, diz o arquiteto que é de Embu das Artes.
Dorô está muito feliz com a conquista. “Eu fui paciente e estando do outro lado, a gente tem uma percepção diferente da doença. Percebi que se tivesse algo para ativar a memória, interagir e passar o tempo enquanto os pacientes esperavam o atendimento, seria uma forma mais leve de enfrentar o problema. Então eu fiz um vídeo pedindo ajuda das pessoas para conseguir uma mesa adequada ao local. Em um grupo de arquitetos, o Leandro se propôs a ajudar. Apresentei o projeto para o coordenador da Radioterapia e logo tivemos a aprovação da diretoria. A loja Box Brinquedos doou os jogos e hoje estamos aqui, comemorando”, diz ela sorrindo.
O físico médico Dr. Flávio ressalta os benefícios da iniciativa. “Os pacientes aqui estão vivendo um momento da vida deles em que estão vulneráveis e sensíveis. Toda ação que traga acolhimento faz muito bem para eles e influencia de forma positiva no tratamento”, afirma.
A Radioterapia do HSV funciona das 5h à meia-noite, diariamente atende 90 pacientes, que realizam em média de 25 a 30 sessões do tratamento.