ISOLAMENTO SOCIAL | Os dados avaliados pelo Inquérito Epidemiológico realizado por Jundiaí, conforme orientação do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), entre os meses de junho e julho apontam maior número de contaminações pelo Novo Coronavírus entre aqueles que não seguiram as orientações de isolamento social.
De acordo com o levantamento, realizado em 1.260 domicílios e 3.065 pessoas testadas para Covid-19, dentre os que declararam não aderir as medidas de prevenção, 25,1% tiveram testes positivos.
Ainda de acordo com a pesquisa, dos que não mantiveram o isolamento social, 28,5% contraíram a doença. Afirmando os estudos encontrados que é importante manter o isolamento social e seguir recomendações como usar máscara, higienizar bem as mãos, manter a distância de até 2 metros das pessoas, quando necessário sair, e sair apenas por necessidade.
“O isolamento social é a medida mais importante de prevenção à infecção. Por isso, as saídas devem ser feitas apenas por necessidade. Não é o momento para as visitas a parentes ou amigos”, explica a professora da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e coordenadora da pesquisa Marília Jesus Batista de Brito Mota.
“Além do isolamento são importantes medidas com lavar bem as mãos, higienizar com álcool gel (as mão e celulares, chaves, canetas e outros materiais que estiverem expostos), e utilizar corretamente a máscara social”, complementa a professora.
Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera, o levantamento auxilia no direcionamento das ações para o enfrentamento à doença.
"Intensificamos as ações de orientação sobre a necessidade do isolamento, com os carros de som, as equipes dos agentes comunitários e o telemonitoramento são medidas que auxiliarão as pessoas no cuidado durante os 14 dias necessários para a recuperação da COVID-19. Esse acompanhamento também garante a indicação, em caso de agravamento, do encaminhamento ao serviço em tempo oportuno”, explica