Um novo investimento foi consolidado, nesta sexta-feira (6), para o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, com a aquisição de um moderno tomógrafo, para propiciar maior tecnologia, precisão e agilidade na realização de exames capazes de detectar mínimas alterações em ossos, tecidos e órgãos. O hospital atende 24 mil pacientes por mês, em torno de 1.600 deles dependem deste tipo de exame para diagnóstico e tratamento.
“O Hospital São Vicente é referência em gestão e reconhecido pela resolutividade dos atendimentos prestados. A gestão tem providenciado investimentos constantes em aparato tecnológico, estrutura física e especialização dos profissionais para ter como resultado a melhor assistência aos pacientes”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado. “Esse novo investimento é feito com o mesmo propósito, fortalecer o São Vicente para oferecer resultados melhores nos tratamentos das pessoas que precisam do hospital”, afirma.
Junto com o tomógrafo, a sala para os procedimentos de tomografia teve reforma completa. “Esta é mais uma conquista que vem ao encontro das melhorias que estamos desenvolvendo desde 2017 e fortalece o São Vicente como referência em alta complexidade. São investimentos relevantes para a assistência à população de Jundiaí e região. A sala para o procedimento está totalmente adequada para oferecer um serviço de excelência”, afirma o superintendente do HSV, Matheus Gomes.
O equipamento custou R$ 950.000,00, viabilizado por meio de emenda do deputado federal Miguel Haddad. “Uma prioridade do meu trabalho na Câmara Federal foi a destinação de verbas para o Hospital São Vicente. Conseguimos, por meio de emendas parlamentares, R$ 6,5 milhões em recursos que foram aplicados na compra de equipamentos e custeio da instituição. Agora, o São Vicente dá mais um passo na sua modernização com o novo tomógrafo que vai realizar exames com a mais avançada tecnologia”, declara o deputado federal, Miguel Haddad.
De acordo com o coordenador de radiologia do HSV, médico Waldinei Rodrigues, o equipamento irá permitir diversas melhorias. “Beneficia a todas as especialidades médicas, uma vez que aumenta a velocidade em 16 vezes a mais a captura de imagens, propicia melhor qualidade, permite diagnóstico precoce e maior resolutividade dos problemas apresentados pelos pacientes”, ressalta.
Dentre os fatores positivos, segundo o médico, o equipamento emite doses menores de radiação aos pacientes e permite uma resolução de qualidade com menor volume de contraste, ou seja, maior segurança e economia para a instituição.
O novo tomógrafo pesa 1,2 toneladas e para transportá-lo para dentro do hospital foi necessária uma operação detalhada e minuciosa, que envolveu planejamento, cuidados e equipe especializada. “O aparelho da marca Siemens tem tecnologia alemã, veio desmembrado em duas partes e para levá-lo até o setor de imagem, optamos pelo caminho que causasse menor impacto no atendimento aos pacientes, que foi pelo Pronto Socorro Adulto”, afirma Alcir Giorgiani, responsável pela Engenharia Clínica do HSV.
Segundo Giorgiani, para colocar o equipamento em operação, foram seguidas algumas etapas, a primeira foi a reforma da sala, depois montagem do equipamento, interligação elétrica e ajustes internos, calibração e pré-programação. “Em seguida, fizemos a parametrização com base nos exames mais realizados pelo hospital, o que irá permitir maior fluxo e eficiência”, diz.
Antes de realizar os exames nos pacientes, foi realizada uma transição. “Mantivemos o equipamento antigo em operação e começamos a usar o novo, realizando ajustes a fim de garantir que estivesse em perfeitas condições de uso. Assim mantivemos a assistência aos nossos pacientes, sem o menor prejuízo. Agora o equipamento passa a cuidar em 100% dos exames de tomografia”, conclui o superintendente.