O promotor de Justiça Rafael de Oliveira Costa instaurou procedimento para fiscalizar as ações adotadas pelo Estado e pela Prefeitura de Jundiaí para a prevenção, controle e contenção do coronavírus. O Ministério Público (MP) já questionou a Diretoria Regional de Saúde, a direção do aeroporto e a Diretoria de Ensino.
Para a Diretoria Regional de Saúde foi enviado ofício pedindo informações sobre eventuais protocolos de notificação, investigação, assistência e monitoramento de casos suspeitos e confirmados de infecção pelo novo coronavírus.
A Promotoria quer saber ainda se a Secretaria de Estado da Saúde instituiu normas técnicas ou informativas sobre vigilância, prevenção e controle da doença.
O promotor também quer ser informado sobre as medidas adotadas para intensificar a vigilância sanitária no Aeroporto de Jundiaí. À Diretoria de Ensino foi solicitada a realização de ações educativas voltadas aos alunos da rede estadual tratando do assunto.
Rede municipal de ensino – A Prefeitura divulgou ontem que as escolas municipais de Jundiaí sempre realizaram atividades para demonstrar a importância da prevenção às crianças. Agora, com o coronavírus, as ações foram intensificadas (foto).
Segundo a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE) Vasti Ferrari Marques, os cuidados e orientações relativas à higiene e à saúde fazem parte do currículo das escolas de Jundiaí.
“Educar é oferecer às crianças ferramentas para que se desenvolvam, e, a Saúde faz parte desse processo. Além de prezarmos pela boa alimentação, com oferta de alimentos orgânicos, o cuidado com a higiene faz parte do cotidiano das escolas, com a orientação para a lavagem das mãos corretamente, o uso do álcool gel, enfim, cuidados que são básicos e que protegem as pessoas contra a maior parte das doenças”, explicou.
Casos – Nesta quinta-feira (12), a Prefeitura recebeu a notificação de mais três casos suspeitos de coronavírus. No total, a cidade conta com 21 notificações, sendo 3 descartados e 18 suspeitos no aguardo de resultados. Até o presente momento, Jundiaí não registra casos confirmados para a doença.
Todos os suspeitos buscaram por atendimento em saúde, tiveram amostras coletadas e encaminhadas para análise pelo Instituto Adolpho Lutz, com indicação de isolamento domiciliar, conforme as recomendações estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
Familiares dos casos suspeitos identificados estão devidamente orientados pelas equipes de Saúde com relação às medidas preventivas para evitar contágio, como uso de máscaras, higienização das mãos e não compartilhamento de objetos de uso pessoal.