Mais de 40 pessoas se aglomeravam na Farmácia da Clínica da Família do Jardim Novo Horizonte, por volta das 16h00 desta segunda-feira (13). Elas aguardavam pela retirada de seus medicamentos.
De acordo com o ex-conselheiro municipal de Saúde Francisco Cosimati, que também ali aguardava, a decisão da Unidade de Gestão da Promoção da Saúde em mudar o local de atendimento não foi correta.
“Antes a retirada dos medicamentos era feita nas instalações da própria Clínica. E, exatamente para evitar aglomerações, a Unidade de Gestão alterou o local, passando para a antiga UBS do Novo Horizonte. Ficou pior! Aqui tem muito mais aglomeração. Hoje, por exemplo, estão mais de 30 pessoas aqui fora, umas muito perto das outras e sem máscaras. Lá dentro, contei outras 16, na mesma situação”, disse o ex-conselheiro.
Cosimati alerta que, em virtude da probabilidade de nem todos conseguirem atendimento hoje, tudo pode se repetir amanhã e noutros dias.
“Daqui a pouco vai dar 16h30 e os funcionários não terão conseguido atender a todos. Então, essa situação poderá se repetir amanhã e noutros dias também. Hoje foi das 7h00 às 16h00 com essa aglomeração. Todos expostos ao risco da infecção pelo Coronavírus: idosos, gestantes, crianças e jovens”, completou Cosimati.
PREFEITURA DE JUNDIAÍ
A assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jundiaí não atendeu ao pedido de informações da reportagem.
O pedido questionava sobre o que a Unidade de Gestão da Promoção da Saúde fará para que a situação não mais se repita, em contribuição para com a eventual transmissão do Coronavírus no local.
NOTIFICADOS
Na manhã do último sábado (11), uma ação integrada entre a Fiscalização do Comércio, Vigilância Sanitária e Guarda Municipal da Prefeitura de Jundiaí visitou supermercados, postos de gasolina e concessionárias de veículos.
O objetivo dessa ação, que resultou em 11 notificações, foi o de checar se os estabelecimentos comerciais estão ou não seguindo os protocolos sanitários, em especial, o distanciamento social recomendado durante o período de quarentena.