Carregando

Família denuncia clínica de repouso

Publicado em: 01/08/2020 Autor/fonte: Fábio Estevam, em publicação do Jornal de Jundiaí de 31 de julho de 2020
Família denuncia clínica de repouso
O paciente foi retirado de lá por sua irmã, de 55 anos, na noite da última terça-feira (28)

Uma clínica de repouso de Jundiaí foi denunciada à Polícia Civil da cidade, na quinta-feira (30), por uma família de Várzea Paulista, por suspeita de maus-tratos contra um homem de 56 anos, portador de deficiência intelectual e que estava internado há cinco meses no local. 

O paciente foi retirado por sua irmã, de 55, na noite da última terça-feira (28), após exigência repentina da própria clínica e socorrido à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Centro. Por conta do estado de saúde debilitado, ele precisou ser encaminhado ao Hospital São Vicente, onde segue internado.

A irmã, que preferiu não se identificar, contou à reportagem, por telefone, que há cerca de um ano colocou o irmão em uma clínica em Cajamar, de onde, há seis meses, através de um acordo entre clínicas, ele foi transferido para esta unidade de repouso em Jundiaí. 

A alegação feita à família para justificar a transferência era de que os profissionais seriam melhores capacitados para cuidar de pacientes com deficiência intelectual. Foi então assinado um contrato por seis meses, com pagamento mensal de R$ 1,2 mil, e que se encerraria ao final do mês de agosto.

De acordo com ela, o início da internação nesta clínica em Jundiaí parecia satisfatória. “Eu sempre o visitava e tudo aparentava estar em ordem”, disse ela, que completou. “Mas há quatro meses, por imposição deles por conta da pandemia, não pude mais visitá-lo. Durante esse tempo, vinha mantendo conversas com um funcionário, que estão arquivadas, e ele sempre me dizia que meu irmão estava bem. Na semana passada, inclusive, dois ou três dias antes de eu ir buscá-lo, me mandaram uma foto em que ele aparece muito bem”.

Porém, na terça-feira, um representante da clínica fez contato exigindo que ela fosse buscar o irmão, sem especificar motivo. “Ainda questionei sobre o que estava acontecendo e ele apenas me dizia que ia dar baixa na internação. Pedi, então, que ele me mandasse documentos da quebra de contrato e um atestado médico, o que foi negado, dizendo que eu estava querendo muita coisa”.

Preocupada, foi com dois membros da família, homens, até o local, mas somente ela foi autorizada a entrar com o carro. “Não fui destratada, mas cercada por quatro homens que me deram os papéis da quebra de contrato para assinar, sem o atestado de saúde ou alta. Quando vi meu irmão, foi um susto muito grande. Ele entrou na clínica há alguns meses, andando, e saiu numa maca. E nem fala mais. Está absurdamente magro e com feridas pelo corpo”, contou.

A situação aparente de saúde era tão ruim, que ela pediu que eles fornecessem uma ambulância para levá-lo embora. “Eles me negaram e também não permitiram que eu solicitasse uma. Enquanto eu argumentava com um deles que estava com medo que meu irmão morresse no caminho, os outros já foram colocando-o no carro e pediram que eu fosse embora. Não pensei em ligar para a Polícia, só queria socorrê-lo”, lamentou.

Os familiares então tiraram-no de lá. “O médico disse que a internação era por quadro de maus-tratos”, falou ela. Sobre o futuro, a irmã salientou. “Não sei se vamos processá-los. O que eu gostaria, agora, é que a Polícia fosse até lá, pois acreditamos que mais pacientes estejam passando pelo que ele passou”.

ESTADO DE SAÚDE

A assessoria de imprensa do Hospital São Vicente disse que não pode confirmar à imprensa sobre a condição pela qual o paciente foi internado. No entanto, informou que o quadro clínico é estável e sem previsão de alta.

PREFEITURA

A Prefeitura de Jundiaí foi procurada para averiguação sobre a condição da clínica. “Por conta do horário de registro da demanda, não foi possível encerrar no prazo estipulado. A solicitação será respondida na próxima segunda-feira (3)”.

OUTRO LADO

A reportagem tentou contato com a clínica, situada no vetor oeste da cidade, através de um número de telefone celular que consta no contrato de internação, mas não foi atendida. Também foi encaminhado um e-mail, que consta no contrato, com questionamentos sobre o caso, mas não obteve resposta até o horário estipulado. Cabe salientar que a reportagem teve conhecimento do caso no meio da tarde desta sexta-feira (31) e procurou a clínica assim que obteve todo o teor da denúncia.

 

Conselhos Leis Novidades
Últimos Posts
Posts Anteriores
  • Setembro / 2024 - 5 posts
  • Agosto / 2024 - 9 posts
  • Julho / 2024 - 3 posts
  • Junho / 2024 - 4 posts
  • Maio / 2024 - 3 posts
  • Abril / 2024 - 4 posts
  • Março / 2024 - 2 posts
  • Fevereiro / 2024 - 2 posts
  • Janeiro / 2024 - 6 posts
  • Dezembro / 2023 - 1 post
  • Outubro / 2023 - 1 post
  • Setembro / 2023 - 1 post
  • Julho / 2023 - 3 posts
  • Junho / 2023 - 4 posts
  • Maio / 2023 - 7 posts
  • Abril / 2023 - 4 posts
  • Março / 2023 - 11 posts
  • Fevereiro / 2023 - 16 posts
  • Janeiro / 2023 - 4 posts
  • Dezembro / 2022 - 11 posts
  • Novembro / 2022 - 9 posts
  • Outubro / 2022 - 6 posts
  • Agosto / 2022 - 2 posts
  • Julho / 2022 - 8 posts
  • Junho / 2022 - 9 posts
  • Maio / 2022 - 5 posts
  • Abril / 2022 - 13 posts
  • Março / 2022 - 11 posts
  • Fevereiro / 2022 - 7 posts
  • Janeiro / 2022 - 17 posts
  • Dezembro / 2021 - 13 posts
  • Novembro / 2021 - 7 posts
  • Outubro / 2021 - 12 posts
  • Setembro / 2021 - 9 posts
  • Agosto / 2021 - 1 post
  • Julho / 2021 - 1 post
  • Junho / 2021 - 3 posts
  • Abril / 2021 - 2 posts
  • Março / 2021 - 4 posts
  • Fevereiro / 2021 - 1 post
  • Outubro / 2020 - 9 posts
  • Setembro / 2020 - 135 posts
  • Agosto / 2020 - 122 posts
  • Julho / 2020 - 125 posts
  • Junho / 2020 - 103 posts
  • Maio / 2020 - 88 posts
  • Abril / 2020 - 85 posts
  • Março / 2020 - 82 posts
  • Fevereiro / 2020 - 67 posts
  • Janeiro / 2020 - 53 posts
  • Dezembro / 2019 - 31 posts
  • Novembro / 2019 - 24 posts
  • Outubro / 2019 - 41 posts
  • Setembro / 2019 - 3 posts

Contatos

[email protected]

(11) 4607-2099

(11) 99577-1010

 

Horário

Segunda a Sexta

Das 08h30 às 18h00

 

Endereço

Rua XV de Novembro, 590

Centro

Jundiaí - SP