“Boa parte das sugestões de protocolo de medidas para a retomada econômica, que fizemos ao CEC – Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus – da Prefeitura de Jundiaí, foi atendida no decreto 29.026/20, publicado nesta sexta-feira (29), em edição extraordinária na Imprensa Oficial de Jundiaí”.
Este é o início da avaliação de Edison Maltoni, presidente do Sincomércio Jundiaí e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Jundiaí, sobre as novas medidas que permitem a reabertura de algumas atividades na cidade, durante a pandemia do Coronavírus.
“Visamos a retomada da atividade econômica de forma consciente e ressaltamos a importância dos empresários cumprirem os protocolos sanitários e outros regramentos, que resguardam o equilíbrio da proteção à vida e a liberação gradual de outros segmentos”, continua Maltoni, acrescentando que“as medidas são necessárias para garantir a flexibilização no funcionamento da melhor forma”.
Um dos exemplos de atendimento das sugestões pelo decreto diz respeito aos horários de abertura e fechamento do comércio de rua.
Eles estão bem próximos da exata sugestão do Sincomércio e CDL. As entidades sugeriram para a abertura, o período entre 9h00 e 10h00 e fechamento entre 16h00 e 17h00. O decreto estabelece que ele abra às 9h30, fechando às 15h30.
Dentre outras medidas, o uso de máscaras, álcool em gel, higienização dos locais, controle de entrada e permanência em cada estabelecimento também fazem parte do atendimento do protocolo sugerido.
Maltoni frisa que todos têm responsabilidades específicas e rigorosas para o início desta nova fase.
“Os comerciantes, evidentemente, estarão cumprindo, com rigor, o tanto estabelecido pelo decreto e, por certo, esperam que o comportamento de cada um de seus clientes também tenha o mesmo rigor. Todos precisam usar suas máscaras, álcool em gel, respeitar regras de funcionamento etc. Será assim que vamos continuar o enfrentamento ao novo coronavírus e iniciar a retomada da economia”, frisou.