Por Jesus dos Santos | A soma das vezes em que o consumidor Irineu Romanato Filho comprou pinhão no Roldão Atacadista de Jundiaí, num período de poucos meses, resulta em mais de 100 quilos da semente.
Desse total, mais de 20 quilos estavam estragados, ou seja, em condições impróprias para o consumo.
Depois de aposentado, Romanato passou a desenvolver várias atividades. Dentre elas, a culinária.
“Faço bolos todos os anos e o de pinhão é um dos preferidos, na época de meio de ano. Mas, em nenhuma hipótese posso colocar a saúde de meus clientes, que são meus amigos, em risco. Pinhão estragado é um exemplo disso. Descarto todos os que não apresentam condições de uso. Por outro lado, também não posso assumir um risco financeiro. Já soma mais de 20 quilos a quantidade de pinhão estragado que comprei no Roldão Atacadista, aqui em Jundiaí. E estou numa luta grande para o ressarcimento”, disse Romanato.
O atacadista se dispõe a ressarcir em dinheiro. Mas, Romanato não quer o dinheiro. Quer a semente. Mesmo que seja somente em junho de 2022.
Das primeiras vezes que Romanato comprou e constatou unidades estragadas da semente, o atacadista providenciou a troca, conforme informou sua assessoria de imprensa. Houve uma segunda solicitação para substituição de parte da compra. O atacadista também o atendeu.
No entanto, numa terceira vez, a troca não foi possível, vez que, por ser sazonal, a semente não estava mais disponível.
Foi nessa terceira vez que o atacadista ofereceu o ressarcimento em dinheiro e que Romanato o recusou.
“Lamentamos o ocorrido, reforçamos o pedido de desculpas ao cliente e seguimos à disposição para solucionar o caso, assim que o produto estiver em estoque”, diz o atacadista em nota.
OUTROS PRODUTOS
Romanato também reclama de outros produtos, mas não generaliza e elogia a loja, agora reformada. A gerência da unidade Jundiaí não escapou das críticas do aposentado.
“Não é só com pinhão que tive problemas! Abacaxi, alface, tomate, laranja, ovos, dentre outros produtos já me deram muita dor de cabeça. Compra e troca. Compra e troca. Compra e troca. Eu olho bem na hora de comprar! Mas, às vezes, escapa uma coisa ou outra. E olha que sempre gostei do Roldão! Ainda mais agora que ele acabou de reformar toda a loja. Está muito bonita! Mas, o atendimento não é bom. O gerente não atende ninguém, muito menos os idosos, como eu! E isso irrita! Isso provoca nervosismo! Têm situações que as pessoas precisam falar com o gerente, sim. Por que não?”, desabafou ele.
“Sei que o Roldão preza muito pela qualidade dos produtos, inclusive expulsou um de seus fornecedores, mas que, infelizmente, continua a vender para outro atacadista aqui da cidade. Aliás, faço um alerta à toda a população: examine bem a qualidade dos produtos em qualquer mercado, em especial os hortifrutigranjeiros. A data de vencimento de todos os produtos também deve ser verificada”, contribuiu Romanato.
CARTA
Romanato espera a solução para o caso, mas dá prazo.
“Vou esperar mais 15 dias. Se eu receber uma carta do Roldão, me dando direito de 20 quilos de pinhão em junho próximo, vou considerar tudo resolvido. Caso contrário, vou pedir fiscalização do mercado na Vigilância Sanitária, representar no Ministério Público, fazer BO na Polícia, que, aliás já prendeu, num passado recente, o gerente do Russi, do Assaí e de outros estabelecimentos. E vou ver se cabe mais alguma coisa a essa situação. A quem possa pensar que isso é coisa simples, está enganado! A coisa é séria! Imaginem esses pinhões estragados em escolas e festinhas de crianças, de idosos ou de qualquer pessoa. A saúde sempre tem de estar em primeiro lugar”, avisou ele.
ROLDÃO ATACADISTA
Em nota encaminhada ao Grande Jundiaí, a assessoria de imprensa do Roldão Atacadista lamenta o ocorrido, reforça seu pedido de desculpas a Romanato e se propõe a devolver as sementes. Leia a íntegra da nota:
“O Roldão Atacadista informa que segue rigorosamente a Política de Troca e Devoluções com base no Código de Defesa do Consumidor.
Em relação ao caso envolvendo o cliente Irineu Romanato Filho, a empresa destaca que a compra dos produtos (pinhão) foi realizada na loja da Av. Antônio Frederico Ozanan, 3003, no bairro Vila de Vito, em Jundiaí, e, após solicitação do consumidor, providenciou a imediata substituição. Ocorreu, então, um segundo pedido para a troca dos produtos. A loja novamente atendeu ao pedido do cliente e realizou uma nova reparação.
O cliente, entretanto, fez uma terceira solicitação para a troca dos produtos. Porém, como o pinhão é um produto sazonal, ou seja, está disponível para colheita apenas em determinada época do ano, entre maio e junho, não foi possível realizar uma nova troca.
Com o objetivo de resolver o caso o mais rápido possível, a empresa ofereceu o ressarcimento em dinheiro ao cliente, mas ele não aceitou.
O Roldão Atacadista lamenta o ocorrido, reforça o pedido de desculpas ao cliente e segue à disposição para solucionar o caso assim que tiver o produto em estoque.
Reforça, ainda, que pensando sempre na qualidade de seus produtos e em evitar fatos como esse, já efetuou a substituição do fornecedor de pinhão da região”.