Jesus dos Santos
O Conselho Municipal de Saúde (COMUS) de Jundiaí, instalou sua Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT).
A instalação ocorreu na noite desta quarta-feira (27), na primeira reunião ordinária do novo mandato do colegiado, presidido por Tiago Texera, gestor da Unidade de Gestão da Promoção da Saúde de Jundiaí.
As quatro vagas reservadas para integrantes do COMUS foram preenchidas pelos conselheiros Jesus dos Santos, Admilson Batagin, Cinara Fredo e Dayane Martins.
Para o preenchimento das outras vagas, serão enviados convites (com contato pessoal) aos diversos setores, como Previdência, Trabalho, Cerest, Vigilância em Saúde dos municípios da microrregião de Jundiaí, Defensoria Pública, OAB, Entidades Patronais, Entidades dos Trabalhadores, Universidades, dentre outros.
“Este é mais um passo que o Conselho dá em suas ações, avançando na valorização da saúde do trabalhador e da trabalhadora do município”, disse Tiago Texera, durante a reunião.
DEMANDAS
As demandas em saúde do trabalhador em Jundiaí, assim como em todo o interior paulista, se apresentam cada vez mais desafiadoras.
Esta constatação se dá, quando se olha os números de acidentes decorrentes do trabalho, registrados pelo Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, desenvolvido e mantido pelo Ministério Público do Trabalho.
“As ocorrências de acidentes e doenças por causa do trabalho vêm crescendo de forma preocupante, quase atingindo os níveis anteriores à pandemia”, observa o procurador Silvio Beltramelli Neto, coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho.
NÚMEROS ALTOS
Entre 2012 e 2021, segundo o Observatório, foram registrados, em todo o país, 6,2 milhões de Comunicações de Acidentes do Trabalho (CATs).
O INSS concedeu 2,5 milhões de benefícios previdenciários acidentários, incluindo auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, pensão por morte e auxílio-acidente.
No mesmo período, o gasto previdenciário ultrapassou os R$ 120 bilhões, somente com despesas acidentárias.