Em sua segunda edição, a Semana do Brasil, espécie de Black Friday brasileira, começa no próximo dia 3 de setembro, vai até o dia 13 e deveestimular as vendas do comércio em Jundiaí e região.
Os lojistas já receberam recomendações do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jundiaí e Região para que ofereçam descontos efetivos e progressivos, formas facilitadas de pagamento e entrega em domicílio, medidas que, na avaliação das entidades, vão chamar a atenção dosconsumidores e estimular os negócios.
“Como os consumidores estão, cada vez mais, conectados à internet e atentos aos preços oferecidos no mercado, nossa orientação aos comerciantes foi no sentido do oferecimento de descontos progressivos, aqueles em que se paga 20% a menos na compra do segundo produto, 30% no terceiro e assim por diante”, exemplifica Edison Maltoni, presidente do Sincomercio e CDL.
Quanto às formas facilitadas de pagamento, Maltoni recomendou aos comerciantes “o uso da transferência por aplicativo com um desconto a mais, além de, na medida do possível, fazer a entrega em domicílio para clientes que residam relativamente próximo ao estabelecimento”.
Por último, o presidente informa que também lembrou aos lojistas que “aqueles que efetuarem vendas satisfatórias durante a Semana do Brasil terão a possibilidade de reduzir o estoque remanescente, abrindo espaço para a renovação, já pensando nas vendas de fim de ano”.
Lembrou também, sobre “a importância do planejamento para a programação de vendas, a comunicação, a precificação, dentre outros aspectos, sem esquecer das promoções da Black Friday, em novembro e do Natal, que ainda estão para acontecer”.
PRIMEIRA EDIÇÃO
A primeira edição da Semana do Brasil ocorreu no ano passado, também em setembro, com o objetivo do governo federal em movimentar o comércio e aquecer o turismo.
Como resultado da primeira edição, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) registrou alta de 5,5% nas vendas do comércio no Estado de São Paulo no mês de setembro.
O segmento de eletrodoméstico, eletrônicos e lojas de departamentos apontou elevação de 12,4%, em comparação ao mesmo período de 2018; e crescimento de 3,5% em relação ao mês anterior. O comércio eletrônico seguiu a mesma linha e registrou aumento de 30% nas vendas em setembro de 2019.