Em mais uma ação de conscientização para evitar a disseminação do coronavírus na cidade, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL), o Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio), o Instituto de Inovação de Desenvolvimento Tecnológico (IIDETEC), em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, distribuíram máscaras para população no Centro de Jundiaí.
As equipes das entidades abordaram tanto quem já usava o acessório (que era a maioria) e principalmente as pessoas que não usavam o equipamento de segurança obrigatório durante a pandemia.
As máscaras de pano são indicadas pelo Ministério da Saúde (MS) para uso como barreira física à disseminação de gotículas provenientes da respiração e da fala, que são canais de propagação da Covid-19.
“Notamos que boa parte da população tem consciência sobre a necessidade e importância de se proteger. Os comerciantes estão cumprindo as regras sanitárias para poderem atender os consumidores com segurança e garantirem a saúde de seus colaboradores. Desta forma, seguimos unindo forças para ações que reforcem os cuidados. Só assim poderemos retomar a economia e a vida social de forma consciente”, avalia Edison Maltoni, presidente da CDL e do Sincomercio.
PLACAS DE PVC AOS LOJISTAS
As entidades também entregaram aos comerciantes associados da CDL e contribuintes do Sincomercio uma placa de PVC sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras nos estabelecimentos e um kit contendo duas máscaras de pano. “É uma forma de colaborar com os lojistas nesta retomada gradual das atividades”, observa Maltoni.
AÇÃO DO FERIADO
No feriado de Corpus Christi, dia 11/06, quinze profissionais da CDL e do Sincomercio se dividiram em pontos estratégicos na região central como as ruas Barão de Jundiaí, Rosário e Rangel Pestana e Senador Fonseca para entregarem as máscaras.
A doação feita pela Administração Municipal foi articulada pela Rede Jundiaí de Cooperação, ligada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), sendo destinada pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) para o atendimento às necessidades identificadas pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC).