O munícipe Valdir Ferreira da Silva fez uso da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Jundiaí, na última terça-feira (4), para comparar o tempo despendido em que a China construiu um hospital para receber pacientes suspeitos de contaminação pelo coronavírus e a obra interrompida da UPA da Vila Progresso, em Jundiaí.
O tempo dos chineses foi de dez dias. A obra da UPA está paralisada, desde o início da atual gestão municipal.
“Você viu lá na China, vereador Xique?” (dirigindo-se ao vereador Dika Xique-Xique). “Lá construíram um hospital em dez dias e aqui em Jundiaí, em quatro anos, não conseguem construir uma UPA! Como é que pode uma coisa dessa, gente? Isso é um absurdo! Um absurdo”, disse Silva.
Em seguida, Silva se dirigiu ao vereador Cícero da Saúde, se referindo ao protesto dos moradores da Vila Progresso, na véspera de Natal, contra o abandono da obra da UPA, iniciada no governo Pedro Bigardi.
“Pra você ter uma ideia, Cícero, no Natal fizeram um protesto em frente a UPA, que agora não querem mais que seja UPA. Eles querem levar o NIS (Núcleo Integrado de Saúde) para lá. Inventaram que, onde o nosso prefeito Ari Fossen queria que fosse UPA, vai ser o NIS”, disse ele.
E, para finalizar o assunto da UPA, Silva ‘alertou’ o vereador Dika Xique-Xique e os moradores de sua região.
“Viu, vereador Xique, você que mora naquele lugar longe, o Santa Gertrudes, se a pessoa passar mal e precisar vir até o centro, vai morrer, meu querido! Por isso nós queremos a construção da UPA ali, que será para a região e não somente para a Vila Progresso. Não queremos o NIS. Diga isso ao prefeito”, completou.
PUXÃO DE ORELHA
Em sua fala, Silva ainda pede para que os vereadores puxem a orelha do secretário de Saúde (Tiago Texera), já que a situação no município não está bem.
“Senhor presidente, (vereador Fauoaz) minha mãe tem 92 anos de idade. A médica da UBS fez uma guia para mim, para daqui a seis meses. Perderam a guia lá na unidade e agora tenho de esperar mais seis meses! Isso aí é um ano! Então eu queria pedir para os nossos vereadores darem uma olhada nas nossas unidades básicas e puxar a orelha do secretário (gestor) porque ele vai na Rádio Cidade e, em entrevista, fala que está tudo bem a saúde. Gente! Não está tudo bem a saúde! A Saúde de Jundiaí está péssima! O atendimento é muito demorado! Temos R$ 600 milhões para a saúde e aqui ela é de terceiro mundo! Precisa melhorar isso aí, viu, Cícero? (vereador Cícero da Saúde). Tá difícil. O secretário (gestor) precisa levantar mais cedo e visitar as UBS. O prefeito precisa saber que o povo da Vila Progresso está triste com ele”, esbravejou Silva.
AME X UBS
Outra comparação feita pelo munícipe ficou por conta do atendimento nas UBS’s e AME – Ambulatório Médico de Especialidades, localizado na rua Rangel Pestana, no centro da cidade e que é coordenado pelo governo estadual.
“Cícero, Rafael (vereadores) eu peço que os vereadores façam um requerimento e o entregue diretamente nas mãos do prefeito e não nas mãos do secretário (gestor). Peçam para que comprem alimento para quem vai tirar sangue na UBS. Falta o kit (bolachinhas e suco) e uma senhora até passou mal, uma vez que eu também estava lá. Já tirei sangue no AME – Ambulatório Médico de Especialidades e lá tem o kit. Fui muito bem atendido lá. Nas UBS’s não tem o kit”, criticou Silva, finalizando sua fala e dizendo claramente que não é candidato ao cargo de vereador. “Estou aqui para ajudar a população”.
SOBRE A TRIBUNA LIVRE
A Tribuna Livre é um mecanismo criado para que o cidadão possa se manifestar durante as sessões ordinárias da Câmara Municipal de Jundiaí.
Para participar é preciso preencher alguns requisitos, dentre eles ser eleitor em Jundiaí.
O cidadão também precisa informar o tema que abordará e um breve resumo dele.
Não são aceitas inscrições genéricas, que não esclareçam os assuntos que serão abordados, tais como: “política geral”; “políticas públicas”; “política local”. Estes assuntos podem sim ser abordados, mas necessitam ter seu resumo claramente descrito.
Mais sobre a Tribunal Livre pode ser solicitado pelo telefone 4523-4500.