Jesus dos Santos
A Câmara Municipal de Jundiaí, por meio de sua Comissão de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, presidida pelo vereador Romildo Antonio (PT) marcou a primeira reunião para a definição das ações com o objetivo de pedir à Prefeitura de Jundiaí que coloque em funcionamento o Conselho Municipal de Transportes (CMT).
Apesar de existir há 31 anos, vez que foi instituído pela Lei nº 26/91 e que está em vigor, o CMT ainda não entrou em funcionamento.
A reunião vai ocorrer às 9h00 do próximo dia 08, no gabinete do vereador Romildo Antonio e vai contar com a presença de representantes de entidades e usuários que pediram seu agendamento.
João Miguel Alves, representante da USTB (União dos Servidores e Trabalhadores no Brasil) e Juliano Tinoco, usuário do serviço, encaminharam ofícios, solicitando o agendamento da reunião.
Além deles, serão convidados para a reunião o atual e o ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Jundiaí e Região, respectivamente Emerson Lopes e Paulo Ataíde.
Representantes das empresas de ônibus da cidade e da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transportes de Jundiaí também receberão o convite.
“Recebi os pedidos para essa reunião e já a agendei. Vamos conversar em busca de ações que possamos, da melhor forma, tratar com a Prefeitura de Jundiaí, o funcionamento desse Conselho, que é bastante importante”, disse Romildo Antonio.
“A atribuição para o funcionamento do Conselho é do Executivo e não do Legislativo. Mas, depois dessa conversa na reunião do próximo dia 08 com as pessoas e entidades envolvidas, vou levar as tratativas para a nossa Comissão de Infraestrutura e Mobilidade Urbana aqui da Casa, para que ela estabeleça os critérios para as providências. Primeiro, faremos essas tratativas com a Unidade de Gestão da Prefeitura, onde espero resolver a questão. Mas, por qualquer outro motivo, se não estivermos obtendo bons resultados, vamos tratar com o Chefe do Executivo, o prefeito Luiz Fernando”, concluiu o vereador.
ENTIDADES E USUÁRIOS
João Miguel Alves, da USTB, disse que o interesse de sua central sindical em ter o CMT funcionando se dá pela necessidade de os servidores e trabalhadores em geral receberem transporte de boa qualidade, com segurança e rapidez.
“Grande parte dos trabalhadores utiliza os serviços de transportes públicos e, por isso, temos interesse em trabalhar para que eles sejam os melhores possíveis. Queremos que ofereçam segurança durante todo o trajeto de ida e volta para o trabalho e que o tempo de espera que seja razoável”, disse João Miguel.
“Dentre os objetivos sociais da USTB está o compromisso com a defesa dos interesses imediatos da classe trabalhadora, a luta por melhores condições de vida e trabalho, sempre em direção de um país mais justo e melhor de se viver. Assim, defendemos o funcionamento do Conselho de Transportes aqui na cidade, para, também através dele, cumprirmos esse compromisso”, explicou o representante da central sindical.
Juliano Tinoco, usuário do sistema de transportes e que também encaminhou pedido de reunião ao vereador Romildo Antonio, disse que, já há algum tempo vem cobrando melhorias no transporte público, mas não é atendido.
“Na semana passada, protocolei na Câmara um ofício para seu presidente Faouaz Taha e o vereador Romildo Antonio, pedindo o agendamento de reunião onde possamos tratar do funcionamento do Conselho. Desde 2015, cobro a Prefeitura por melhorias no sistema, mas não sou atendido”, disse Tinoco.
“Já cheguei a pegar ônibus cheio de baratas, todo sujo, pneus carecas e que, em determinados trechos, andou de portas abertas, já que estavam quebradas e não paravam fechadas. Tudo isso precisa ser colocado e corrigido e o Conselho é o instrumento correto para fazermos isso. Também precisamos conhecer e opinar sobre as planilhas de onde calculam os preços das tarifas”, cobrou o usuário.
COMISSÃO
Criada pela Resolução nº 547/2012, a Comissão de Infraestrutura e Mobilidade Urbana da Câmara Municipal de Jundiaí tem, dentre sua competência, a atribuição de emitir de parecer sobre os transportes individuais e coletivos de pessoas e transporte de cargas, no município.
Atualmente, a Comissão está composta pelos vereadores Romildo Antonio da Silva, presidente (PT), Quézia de Lucca (PL), Val Freitas (PSC), Márcio Cabeleireiro (PP) e Marcelo Gastaldo (PTB).