A Prefeitura de Jundiaí deu início ao mês “Outubro Rosa” com ação de conscientização no Parque da Cidade, no último domingo (06), além de atividades que serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínica da Família.
Silencioso, o câncer de mama acometeu 31 mulheres, entre janeiro a agosto de 2019, atendidas no Ambulatório de Saúde da Mulher. O Município oferece atendimento integral contra a doença, com diagnóstico e tratamento realizados nos serviços municipais. No entanto, mensalmente, sobram mais de 600 vagas do exame de mamografia, que não são realizados.
“Entre o diagnóstico até o início do tratamento, Jundiaí atende às diretrizes do Ministério da Saúde (MS), cumprindo o prazo máximo de 60 dias. Outro ponto importante a ser destacado é o acesso, já que a solicitação dos exames de mamografia pode ser feita por enfermeiros e médicos da Atenção Básica, no entanto, nem todas as mulheres buscam o serviço. O exame é o principal caminho para o diagnóstico”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.
A abertura do Outubro Rosa, no Parque da Cidade, contou com equipe multiprofissional da UGPS, com ações de orientação sobre a importância da prevenção do câncer de mama. “Toda a rede desenvolverá atividades direcionadas para o tema prevenção ao câncer de mama, com palestras, atividades físicas e outras ações, inclusive como priorizar o acesso à mamografia quando necessário”, explica a assessora técnica em Saúde da Mulher, Érika Pimenta de Pádua Mayer.
A professora aposentada Veronica Alves Formico, 52 anos, fez mamografia no mês passado, na Afip, encaminhada pela UBS Tamoio, após consulta no dia 26 de setembro. “Tem mulher que fala que dói e não faz o exame. Eu faço desde quando completei 40 anos. A prevenção é fundamental. Economiza recursos e facilita o tratamento, caso haja necessidade. Nunca tive plano de saúde, sempre me cuidei pela nossa rede, que está de parabéns”, comenta a mulher, após sair da sala de mamografia.