O Conselho Gestor da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro realizou, durante esta sexta-feira (25), seu último evento alusivo ao Outubro Rosa, que é uma é uma campanha anual realizada mundialmente, evidentemente em outubro.
Esta campanha tem o objetivo de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.
Com a presença do gestor da Unidade de Gestão da Promoção de Saúde, da Prefeitura de Jundiaí, Tiago Texera, o evento teve início às 10h00 e seguiu até as 16h30 e, além da realização de oficinas específicas destinadas às mulheres, contou com coquetel servido sob o patrocínio de comerciantes do centro da cidade.
“Agradeço a todos os conselheiros aqui presentes, que se empenharam para a realização deste evento. Quem faz a UBS são vocês! Temos aí um time com quem podemos contar para a busca das melhorias sempre possíveis”, disso o gestor Tiago.
“Temos desafios, sim! E, juntos, vamos vencer a cada um deles. As críticas construtivas sempre são bem-vindas e, por isso, contamos com elas. Parabéns a todos vocês!”, completou o gestor, acrescentando que hoje é comemorado o Dia do Dentista, profissional importante para a nossa saúde.
Jaime Sant’Anna Pinto, um dos conselheiros e participante da comissão organizadora do evento, contou sobre as atividades alusivas ao Outubro Rosa, ali realizadas.
“Durante este mês, que é dedicado à prevenção do câncer de mama, tivemos várias atividades aqui nesta UBS”, disse Sant’Anna. “Desde bate-papos informais, caminhadas, palestras e até hoje que, praticamente, fechamos com essas oficinas e coquetel, oferecido pelos comerciantes aqui do centro da cidade. Na realidade, foram quatro fornecedores e que equivalem por 400, já que todos comemos e bebemos aqui o dia inteiro”, destaca o conselheiro.
“Ao mesmo tempo em que uma paciente aqui chegava para sua consulta, servia-se de nossos quitutes e se embelezava em nossas oficinas de estética, sob a supervisão de Marli de Oliveira, esteticista e também conselheira daqui”, continua Sant’Anna. “Outra oficina também oferecida aos pacientes deu conta daquela intitulada de Oficina Quadrinhos do Amor em Crochê e que foicomandada pela professora e usuária desta UBS, Neide Pelickamp. Não posso deixar de destacar que, enquanto Neide oferecia gratuitamente suas técnicas no crochê, dava seu testemunho de vida”, completou Sant’Anna.