Jesus dos Santos
Uma menina de oito anos está internada na Santa Casa de Misericórdia de Francisco Morato, desde domingo passado.
Depois de ter passado mal, no último final de semana, foi levada para o hospital, onde seus exames constataram diabetes tipo 2. Os níveis de glicemia da criança variam entre 400 mg/dl e 500 mg/dl.
De acordo com a tia da criança, a Santa Casa não está oferecendo o serviço necessário para o quadro apresentado.
“Minha sobrinha está internada desde domingo passado e, apesar de estar dentro de um hospital com níveis de glicemia entre 400 mg/dl e 500 mg/dl está comendo de tudo. Come a mesma coisa que é servida para o seu acompanhante. Inclusive gelatina de sobremesa”, disse a tia que preferiu não se identificar.
“O hospital alega que não pode fazer nada, porque está sem médico endocrinologista e só ele pode passar a dieta. Aqui em Morato, a saúde está largada! Temos de depender de Jundiaí. Tanto é que a menina só não teve alta ainda, porque agora está com uma infecção de urina. Mas, assim que curar essa infecção, já estamos orientados que ela deverá ir para a unidade básica daqui e aguardar o encaminhamento para o endocrinologista, que não sabemos nem quando, nem de onde ele é”, completou a tia.
OUTRO CASO
A tia da criança internada também relata outro caso ocorrido com um de seus parentes.
“A gente já passou por um problema sério com a Santa Casa. Perdi meu tio. Antes, ele perdeu as pernas. Minha mãe avisava lá que ele estava ficando com as pernas escuras, mas ninguém ligou. Até que chegou na necessidade de amputação das pernas. Então eu não quero que aconteça a mesma coisa com minha sobrinha. Mas, é notório o descaso deles aqui na Santa Casa”, relatou a tia.
PREFEITURA
A Prefeitura de Francisco Morato, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que cabe à própria Santa Casa prestar informações sobre seus atendimentos.
SANTA CASA
Por sua vez, a Santa Casa, administrada pelo SAME – Serviço de Assistência Médica - não respondeu ao e-mail da reportagem e, por telefone, disse que esse tipo de caso é de apuração demorada.
Leia, a seguir, a íntegra da nota da Prefeitura de Francisco Morato.
A Santa Casa está localizada no município de Francisco Morato, porém é um hospital filantrópico tendo autonomia sobre seus atendimentos. Orientamos que contatem diretamente a instituição para informações que dizem respeito à instituição.
No que cabe ao município, referente a especialidade, quando a criança tiver alta ela será encaminhada para a unidade de saúde, onde será referenciada para o endocrinologista.