Para facilitar o acesso da população moradora na região do Jardim São Camilo, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e aprovação do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), inicia a realização de exames RT-PCR na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. A localidade tem registrado, em média nos últimos 30 dias, 3 novos casos suspeitos de COVID-19 por dia.
Segundo dados do monitoramento inteligente disponibilizado no site da Prefeitura de Jundiaí, na página Coronavírus, o bairro contabiliza, nesta quarta-feira (30), 294 casos positivos da doença, sendo 15 óbitos e 10 ativos.
A implementação da oferta do exame RT-PCR nas atividades de rotina da UBS São Camilo atende solicitações identificadas durante a ação de conscientização contra a COVID-19, realizada neste mês nas ruas do bairro e também intensificará o monitoramento dos casos confirmados.
“Pela característica do bairro e da sua população, o deslocamento é mais complexo que nas demais regiões da cidade. O exame será realizado pela equipe da UBS naqueles que estiverem no período de sintomas sugestivos para o Novo Coronavírus”, explica o gestor da UGPS, Tiago Texera.
Para a realização do exame RT-PCR a pessoa deve estar entre o terceiro ao sétimo dia de sintomas (febre, dor de garganta, tosse, perda de olfato ou paladar, dor de cabeça, diarreia ou falta de ar). Caso a busca pelo atendimento seja após o período de identificação do vírus ativo, o paciente é agendado para a realização do teste rápido, de forma agendada.