Representantes da Associação de Moradores e Amigos do Centro – AMO Centro – e integrantes do Conselho Gestor da Unidade Básica de Saúde – UBS Central – protocolaram, em julho passado, um documento na Prefeitura de Jundiaí, reivindicando a transferência da unidade para o prédio da rua Barão de Jundiaí, 1234.
Esse prédio é de propriedade da Prefeitura de Jundiaí, foi utilizado por 30 anos pela Justiça do Trabalho e, de acordo com os representantes, ele está desocupado há cerca de dez anos.
“Hoje, localizada onde está, a UBS Central é do Jardim Brasil e não do Centro”, disse a conselheira da unidade e vice presidente da AMO Centro, Marli Baptista de Oliveira.
“É desejo da população que a UBS Central esteja localizada em uma região mais central do que ocupa hoje, para melhorar o acesso e que tenha espaços físicos que propiciem a oferta de práticas complementares, visando melhor atender a população...” completa a vice-presidente.
O documento protocolado diz ainda que, atualmente a UBS tem difícil acesso para a população, em especial a quem esteja com mobilidade reduzida, seja portador de deficiência ou idoso.
Embora já saibam que alguns itens de irregularidades do prédio atual da UBS foram corrigidos pela Prefeitura, os representantes das entidades informam que, no documento do mês de julho, apontaram falhas até mesmo insanáveis.
“Os banheiros não permitem acesso para cadeiras de rodas e não há possibilidade de reforma para isso”, comentaram eles.
Já ao final do documento, os representantes alegam que “a calçada da UBS tem um aclive inadequado, onde já ocorreram diversos acidentes tipo quedas de pacientes e dos próprios funcionários da unidade, cujas lesões provocaram o afastamento do trabalho”.
Prefeitura
Em relação ao atual prédio da UBS Central, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) informa que busca a melhoria no atendimento à população, seja com a mudança de endereço (atual imóvel é locado e possui acessibilidade externa) ou adequações. As ações estão sendo realizadas e avaliadas com a participação do Conselho de Saúde local, junto com a administração pública. Sanitariamente está adequado ao atendimento ao público.