Com o reforço dos servidores da Central de Agendamento de Consultas (CAC) da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), a Prefeitura de Jundiaí amplia o serviço de telemonitoramentopara acompanhar pacientes com casos confirmados ou suspeitos do Novo Coronavírus. Este telemonitoramento é realizado pelos profissionais da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) com o objetivo de verificar as condições de saúde dos usuários, orientar sobre a importância da realização do isolamento pelo indivíduo e de seus familiares, e reduzindo assim a propagação da doença.
A partir deste mês, além dos 70 profissionais já atuantes no serviço até o momento na pandemia, a equipe de telemonitoramento passará a contar com mais oito técnicos no desenvolvimento das diretrizes de cuidados contra a COVID-19, identificando, propondo medidas de isolamento e bloqueando o avanço da doença. O acréscimo de 11% resulta na possibilidade de realização de 1 mil ligações/dia.
Com o acréscimo dos profissionais no efetivo, a capacidade de ligação será de 1 mil ligações por dia. “Já foram acompanhadas 5 mil pessoas entre confirmados e suspeitos para a COVID-19. A ligação, além de esclarecer as possíveis dúvidas das pessoas, também acompanha se o isolamento de 14 dias da família está sendo realizado efetivamente”, explica a diretora de Atenção Básica, Andreia Pinto de Souza.
De acordo com o coordenador técnico do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) e gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera, o telemonitoramento dos casos de pacientes confirmados com COVID-19 é uma diretriz estratégica de enfrentamento. “É uma tranquilidade maior para quem está doente, já que receberá ligações de técnicos que farão perguntas sobre a situação de saúde, orientarão e encaminharão para os serviços adequados em caso de evolução negativa e evitar a transmissão horizontal entre os familiares”, explica.