Foi o olhar atento e humanizado dos profissionais na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Europa,em Campo Limpo Paulista, que levantou o primeiro diagnóstico e encaminhou o pequeno Pietro Gabriel, hoje com 7 anos para o tratamento da leucemia. Na época, ele tinha 4 anos e a família ficou apavorada com a descoberta. "Quando a notícia chegou, já pensei na morte", disse a mãe Fabiana Lima Silva, moradora do Jardim Europa.
A própria UBS encaminhou o paciente para o tratamento no Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc), em Jundiaí.
Por dois anos, Pietro recebeu o tratamento gratuito para a cura do câncer por meio de um convênio que a Prefeitura de Campo Limpo Paulista firmou com o hospital infantil em 2018.
"Através do convênio com o Grendacc nossas crianças com diagnóstico de câncer podem passar por procedimentos simples ao complexo como uma consulta com o oncologista ou ser uma cirurgia. Nesse convênio oferecemos o que o Grendacc tem de melhor para o tratamento, esperando alcançar a cura" - explica o chefe do Executivo, Dr. Japim Andrade.
Fabiana elogiou o tratamento que tiveram durante esse período. "Fomos bem atendidos por todos os funcionários da UBS e do hospital".
O tratamento foi tão eficaz que Pietro não precisou de um transplante. Hoje, o menino está recuperado, e a cada quatro meses realiza um hemograma para se certificar que a saúde vai bem e o câncer foi vencido. "Meu filho está bem, graças a Deus" - comemora Fabiana.
O convênio da Prefeitura de Campo Limpo Paulista com o Grendacc é de 80 atendimentos por mês. Segundo a Secretaria de Saúde, a quantidade supre a demanda na cidade com a qualidade que nossas crianças merecem.