Por Jesus dos Santos | A primeira etapa das obras (projeto) no prédio da Rua Barão de Jundiaí, 1234, para onde será transferida a UBS Central, começa na semana que vem.
O levantamento planialtimétrico já está programado e a empresa vencedora da licitação vai iniciar os trabalhos.
Nesta quinta-feira (9), a Prefeitura de Jundiaí instalou na fachada do prédio a faixa alusiva à nova unidade.
“Foi há pouco mais de um ano que a Prefeitura de Jundiaí atendeu a nossa reivindicação de trocar de prédio da UBS Central. Mas, nem todo mundo sabia! As pessoas, principalmente aquelas mais de 7 mil que participaram de nosso abaixo-assinado, passavam por aqui, mas continuavam a ver o prédio fechado. Então, na semana passada agendamos uma reunião com a Prefeitura e pedimos para instalarem essa faixa. Estamos muito felizes, já que, agora, quem passar por aqui, vai ver o compromisso que a Prefeitura tem com os moradores usuários dessa UBS. Logo vamos receber aqui um equipamento novo e bem melhor do que o atual prédio que abriga a UBS Central lá na rua Henrique Andrés, perto do Cemitério Nossa Senhora do Desterro”, disse Marli Oliveira, vice-presidente da AmoCentro – Associação dos Moradores e Amigos do Centro, que, junto com Maria Aparecida de Lima, presidente da entidade, acompanhou a instalação da faixa.
O ex-conselheiro do Conselho Gestor da unidade, Jaime Santanna Pinto também estava presente e se mostrou satisfeito com o andamento das ações para as obras.
“Isso (a instalação da faixa) já mostra que as coisas estão andando. Agora, principalmente as 7 mil pessoas que participaram do abaixo-assinado que fizemos pedindo essa mudança de prédio, passando por aqui, vão ver que a obra está em andamento”, disse Jaime Pinto.
“Recebemos a informação da Prefeitura dando conta de que, na próxima semana, serão iniciados os trabalhos para o levantamento planialtimétrico, a ser executado pela empresa que venceu a licitação”, completou o ex-conselheiro.
PREFEITURA DE JUNDIAÍ
A Prefeitura de Jundiaí informa em seu portal que, até o final do ano, o projeto para a reforma do prédio da rua Barão, estará concluído.
Ela também informa que, nas próximas semanas, as medições e levantamentos topográficos necessários serão realizados para o desenvolvimento do espaço, que vai oferecer para a população da região central.
Também no portal da Prefeitura de Jundiaí, o prefeito Luiz Fernando Machado informa que o projeto atende a solicitação da população. “A região Central conta com grande público idoso, portanto, a acessibilidade é essencial para o atendimento. Com o novo local, além da acessibilidade, a humanização e a resolutividade farão parte do atendimento do serviço”, comenta.
FORA DO ALUGUEL
Com a iniciativa (abaixo-assinado) preparado pela AmoCentro e pela gestão anterior do Conselho Gestor da UBS Central, a Prefeitura de Jundiaí vai passar a economizar cerca de R$ 10 mil por mês, valor do aluguel que paga atualmente no prédio onde está a UBS.
“A Prefeitura é proprietária desse prédio da Barão e ele estava desocupado há mais de 10 anos. Preparamos o abaixo-assinado e, com ele, vamos promover a saída do aluguel e o oferecimento de melhores condições no atendimento da população da região Central”, finalizou Jaime Pinto.