Mantendo o padrão de transparência empregado pela gestão, bem como a forma proativa de trabalho, a Prefeitura de Jundiaí informa que a cidade conta com uma pessoa em observação para o Novo Coronavírus (COVID-19). A pessoa viajou no mesmo voo do primeiro caso confirmado da doença no Brasil (um homem de 61 anos, em São Paulo).
Até o momento a moradora de Jundiaí não apresenta os sintomas característicos como febre, tosse ou dificuldade respiratória. Como preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP), a pessoa está em observação pela equipe de Vigilância em Saúde de Jundiaí pelo período de 14 dias.
É importa frisar que a cidade não registra casos suspeitos, confirmados ou descartados da doença.
Desde o início dos alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Prefeitura de Jundiaí desenvolve o Plano de Ação contra o Novo Coronavírus, com treinamento dos profissionais – tanto do setor público quanto privado -, orientação ao público por diversos canais, bem como a atuação em vigilância preventiva nos equipamentos de Saúde, públicos ou particulares.
Para evitar a doença são indicadas as medidas já conhecidas e simples de higiene das mãos com água e sabão várias vezes por dia, evitar contato das mãos com os olhos, boca e nariz, usar lenço descartável para espirrar ou tossir e evitar locais aglomerados e sem ventilação. Em caso de suspeita, é fundamental buscar por Pronto Atendimento (PAs) ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vetor Oeste ou equivalentes privados e se dirigir imediatamente à recepção, informar sobre os sintomas e ser encaminhado conforme o protocolo determinado.