Com 90 dias de enfrentamento à pandemia do Novo Coronavírus em Jundiaí, a cidade alcança, nesta sexta-feira (19) 2.095 pessoas recuperadas da doença, ou seja 77,19% dos casos registrados em jundiaienses. A marca é alcançada no período de aceleração no registro dos casos em toda a região de Saúde em que Jundiaí.
A cidade, a partir do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) da Prefeitura de Jundiaí, conta como Plano de Enfrentamento e Contingência à COVID-19, que estruturou a cidade para a ampliação de leitos, criação de espaços de atendimento específicos e testagem para a identificação, isolamento e bloqueio do vírus Sars-CoV-2.
Na comparação com os casos ativos, que somam 475 casos, ou 17,5% dos 2.714 casos confirmados até a ultima atualização realizada, a representatividade da recuperação é elevada na comparação com o cenário nacional, que apresenta diferença de apenas 7% entre as pessoas curadas das ativas (482.102 pessoas curadas da doença e 448.292 ativas, de acordo com dados do Ministério da Saúde, de quinta-feira (18)).
“Jundiaí vivencia o crescimento acelerado da doença, com maior circulação do vírus e mais casos sendo identificados. A cidade se estruturou para o enfrentamento da doença, com a ampliação em 1.100% o número de leitos exclusivos, reforço na quantidade de respiradores, Unidades Sentinelas, PAs com entradas exclusivas e testagem que contou com Inquérito Epidemiológico em assintomáticos e permanece com a testagem dos sintomáticos. A taxa de recuperação, em Jundiaí, será ainda maior, pois percebemos a ampliação do percentual dia a dia”, argumenta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.