A leitora Maria (nome fictício) criticou a foto de um quarto do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, mostrada para ilustrar a matéria sobre as Autorizações de Internações Hospitalares (AIH), cujos pagamentos foram rejeitados pelo Ministério da Saúde.
A matéria foi publicada na última sexta-feira (10) e utilizou a foto feita pela Assessoria de Imprensa do próprio hospital e não pela Assessoria de Imprensa da PMJ, como equivocadamente foi creditado e aqui fica corrigido.
“Onde é esse quarto mostrado na publicação? Onde estão essas camas?”, questiona a leitora do Jundiaí Saúde em sua crítica, arrematando que “isso é só propaganda para o prefeito”.
“Esta é a realidade dos leitos, quartos e poltronas onde os familiares passam as noites: são cadeiras e não poltronas! Camas enferrujadas como relatam familiares”, completa Maria, escrevendo logo abaixo de um vídeo encaminhado à reportagem.
Nesse vídeo exibindo um ambiente de internação, alguns pacientes estão deitados em camas e outrossentados em cadeiras, em situação, referente aos móveis, completamente oposta à da foto mostrada na reportagem publicada sobre as AIH’s.
O Jundiaí Saúde deixa de publicar o vídeo para preservar a identidade desses pacientes, principalmente nesses momentos em que foram flagrados por algum de seus familiares naquele ambiente.
JUSTIFICATIVA
O Jundiaí Saúde justifica a escolha da foto para a reportagem sobre as internações rejeitadas pelo Ministério da Saúde, citando matéria de autoria da Assessoria de Imprensa do Hospital São Vicente e publicada, em setembro passado, no portal da Prefeitura de Jundiaí.
Com o título “Pacientes e acompanhantes aprovam quartos novos do São Vicente”, a matéria dá conta de que os quartos do hospital estão sendo reformados, dentro de um projeto específico denominado “Acolha um quarto, conforte vidas”. E essa matéria está ilustrada exatamente com uma foto dos novos quartos e que foi escolhida para a nossa publicação.
O Jundiaí Saúde respeita e agradece a opinião da leitora Maria e, independentemente da publicação da foto ilustrando a matéria, reitera todas as informações nela contidas, vez que, rigorosamente, foram apuradas sob as regras do jornalismo.