Mesmo com a baixa temperatura da manhã deste sábado (22), o comércio de Jundiaí teve bom movimento, com clientes dentro das lojas. As andanças pelo calçadão no centro, no entanto, foram menores do que as de costume.
Nos bairros com polos de comércio, também houve movimento considerado praticamente normal.
Para Edison Maltoni, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí, a ida dos consumidores às compras, evidentemente, foi boa para todos. No entanto, ainda não é o que se espera, quando se fala da retomada econômica.
“É claro que estamos avançando. Mas, queremos e precisamos avançar mais, rumo à fase verde, a mais desejada para a retomada da economia”, disse Maltoni. “Temos de estar conscientes. Percebemos, na manhã de hoje, um bom fluxo, mas ainda não é o que gente quer. Precisamos, o mais rápido possível, migrar para a fase verde”, destacou.
Maltoni também faz projeções para quando a esperada fase verde chegar. Ele disse que os comerciantes estão conscientes de que essa chegada não será como uma ‘largada’, ou seja, todos voltando no mesmo momento às compras.
“Mesmo quando chegada a hora de as pessoas irem às compras na fase verde, ainda vão se segurar um pouco. Por isso, os comerciantes, já conscientes disso, deverão atuar de forma a atrair, cada vez mais, seus consumidores. Eles já sabem também que o forte concorrente comércio eletrônico avança e as lojas de rua ou de shoppings precisam reagir”, completou o presidente.
PRUDÊNCIA
A funcionária pública Márcia Mina, que esteve no centro da cidade, na manhã de hoje, avaliou o movimento como bom e prudente.
“As pessoas que vieram para cá, mostraram responsabilidade quanto à presença. Só vieram mesmo porque tinham a necessidade de comprar alguma coisa, que não podia ou não convinha ser adiada. Tanto é que não se vê muita gentecirculando pelo calçadão. As pessoas entram nas lojas, fazem o que têm de fazer e vão embora. Vemos aí o respeito às medidas de segurança adotadas nesta pandemia e que também estão associadas ao frio desta manhã. Bom para os comerciantes que realizam vendas, bom para os clientes que suprem suas necessidades no comércio”, disse Márcia.
8 HORAS POR DIA
Jundiaí completa nesta semana 14 dias na fase amarela – terceira etapa do Plano São Paulo de retomada econômica – com queda nos índices da pandemia do novo coronavírus. A estabilidade do cenário epidemiológico permite que a Prefeitura de Jundiaí estenda a permissão para 8 horas de funcionamento para estabelecimentos específicos. São eles comércios de rua, shoppings, bares e restaurantes; também passará a ser permitida a abertura de clubes sociais e recreativos. Para tanto, há necessidade de cumprir os protocolos sanitários adequados a cada setor, com restrição de pessoas por área, disponibilização de álcool em gel para consumidores, além de equipamentos de proteção individual para os colaboradores.