Você sabia que o Brasil é o segundo pais com maior número de casos de Hanseníase, atrás apenas da Índia? A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa, que causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele.
A pele também pode ter alteração da sensibilidade e o paciente não sente (ou tem sensibilidade diminuída) calor, frio, dor e mesmo o toque.
É comum ter sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades (pés, mãos) e em algumas áreas pode haver diminuição do suor e de pelos.
Atenção: o paciente pode ter dificuldades para segurar objetos, pode queimar-se e não sentir ou, por exemplo, perder os chinelos sem perceber. A doença pode provocar o surgimento de caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular.
A hanseníase tem cura e quanto mais cedo o tratamento, menores são as agressões aos nervos e é possível evitar complicações.
O paciente que inicia o tratamento não transmite a doença a familiares, amigos, colegas de trabalho ou escola, por esse motivo a equipe da UBS Trieste esta realizando nessa semana orientações sobre a doença e auto exame, incentivados pelo campanha Janeiro Roxo, com objetivo de prevenir a doença e realizar possíveis diagnósticos.
Para saber mais sobre a doença e como realizar o auto exame procure a UBS Nova Trieste das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas nos dias 30 e 31 de Janeiro