Dois servidores do Dae S/A Água e Esgoto de Jundiaí foram acometidos pela Covid-19. A esposa de um terceiro servidor também teve a suspeita da doença, mas, já é considerada caso descartado.
A informação é do presidente do sindicato dos trabalhadores da categoria, Rodnei dos Santos, que reclama da administração da empresa pela forma que ela vem conduzindo sua atividade, durante a pandemia que se instalou no país.
A assessoria de comunicação do Dae encaminhou nota ao JUNDIAÍ SAÚDE, onde esclarece sobre os procedimentos adotados pelo departamento de medicina do trabalho da empresa, bem como sobre as premissas, em relação aos servidores e à população.
O Sindicato e a empresa omitiram os nomes dos servidores adoecidos e da pessoa suspeita, em respeito à privacidade deles.
Rodnei alega que, antes mesmo da edição do decreto específico que tornou obrigatório o uso de máscaras, pedia à administração da empresa que fornecesse o EPI. Mas, sem sucesso.
“Só parei de pedir para a empresa o fornecimento de máscaras, quando recebi a resposta de um diretor,que isso somente seria feito por decreto. Caso contrário, não. E assim os servidores, há muito tempo, já estavam sem o uso do equipamento”, conta o presidente do sindicato.
“Passada uma semana dessa resposta, realmente veio o decreto e as máscaras passaram a ser fornecidas. E, nesse mesmo tempo, já apareceu o caso de um servidor, cuja esposa, com suspeita da doença, entrou em quarentena. O servidor, não. Questionei, então, o departamento de medicina do trabalho, sobre a necessidade de o servidor também se afastar e eis que nova resposta voltou a me surpreender: Se formos afastar todos com suspeita, o Dae para. Daqui mesmo nós vamos monitorar esse servidor”, continuou.
Rodnei contou que as relações entre o sindicato e a empresa não são sadias, já há algum tempo e isso por vários motivos, independentemente do surgimento da pandemia. E, por isso, passou a buscar ‘socorro’ até mesmo político, junto a vereadores.
“Enviei mensagens a vereadores e um deles se prontificou a falar com o prefeito Luiz Fernando Machado, já que a Prefeitura detém maioria na participação societária da empresa. Pedi ao vereador que tentasse conseguir testes rápidos de coronavírus, junt à Prefeitura. Estou aguardando resposta”, contou.
ABASTECIMENTO
Além da preocupação com os servidores, Rodnei dos Santos fala que o abastecimento da cidade não pode se expor a risco.
“Precisamos de um plano seguro e eficaz. Principalmente para o pessoal da manutenção de água, porque, doentes e afastados, viria o desabastecimento na cidade. E parece que a empresa não se antecipa em nada para prevenir aquilo que ainda pode ser o caos”, adverte o presidente.
PROTEÇÃO E VALORIZAÇÃO
“Esse pessoal que está na linha de frente precisa ser protegido e valorizado. Precisa receber os EPI’s, precisa ter condições seguras de transporte para o local das obras, precisa ser valorizado, até mesmo recebendo alguma bonificação pela exposição ao risco a que estão tendo, dentre outras coisas. E, além disso, é preciso que o servidor público em geral seja reconhecido, porque, principalmente nessas ocasiões é que vemos todos eles na linha de frente. Tanto da Saúde, da Educação, do Saneamento, enfim todos os servidores. Mas, ao contrário, parece que o que está por vir é a tentativa de ‘punição’, já que a promessa de reajuste zero está sinalizada”, finalizou Rodnei.
DAE S/A
Em nota, a Assessoria de Comunicação do DAE Jundiaí informou sobre os procedimentos, já no primeiro caso confirmado da doença entre seus servidores.
No entanto, a assessoria não respondeu se a empresa emitiu a Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT), vez que a Covid-19 é considerada como doença do trabalho.
Eis a íntegra da nota:
A DAE Jundiaí informa que, com relação a um servidor que testou positivo para Covid-19 (importante salientar que a DAE não pode fornecer o nome por conta de sigilo e respeito à privacidade do mesmo) foram realizados os procedimentos indicados pela Medicina do Trabalho, como encaminhamento do servidor à assistência médica hospitalar, afastamento dos servidores que tiveram contato direto com o mesmo por 14 dias e monitoramento dos mesmos.
A empresa salienta que antes mesmo da pandemia, iniciou o trabalho de prevenção, além de atuar com diversas ações para ampliar a segurança dos servidores e também dos seus clientes, como exposto abaixo:
Preocupada com a saúde dos seus servidores e também clientes, a DAE Jundiaí atua com ações preventivas, que são embasadas no conhecimento atual sobre o novo COVID-19 ou Coronavírus e estão em consonância com as orientações do Ministério da Saúde, do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura Municipal de Jundiaí, da Organização Mundial da Saúde e em cumprimento ao Decreto Municipal n° 28.970, de 17 de abril de 2020.
Premissas adotadas:
a) Manutenção das atividades essenciais para o contínuo fornecimento de água tratada e coleta e afastamento à população de Jundiaí;
b) Teletrabalho para servidores acima de 60 (sessenta) anos, gestantes e portadores de doenças imunodeprimidas;
c) Redução do número de servidores que frequentam os espaços internos da empresa com revezamento e teletrabalho.
d) Postos de atendimento ao cliente, o atendimento presencial imprescindível é realizado mediante agendamento, somente no Posto da Sede da DAE. Demais postos permanecem fechados, com servidores dando suporte para atendimento telefônico 24 horas (0800 133 155).
e) Suspensão do corte no fornecimento de água para as pessoas em situação de falta de pagamento. Medida válida até 30 de junho. A suspensão abrange as unidades consumidoras residenciais e os serviços essenciais, assim enquadrados pela Prefeitura nos decretos relativos à pandemia do COVID-19;
f) Continuidade das obras em andamento;
g) Distribuição de máscaras para todos os servidores;
h) Obrigatoriedade do uso de máscaras para clientes e fornecedores nas unidades da empresa;
i) Limpeza e desinfecção da frota diariamente;
j) Limpeza e desinfecção da sede administrativa e unidades externas.
k) Medição da temperatura dos servidores e terceirizados antes de ingressarem na empresa;
l) Notificação às empresas contratadas para a adoção de medidas de proteção aos seus colaboradores, com base nas orientações adotadas pela DAE.
m) Comunicação constante por meio de e-mail, televisão interna, WhatsApp e mural sobre as medidas preventivas contra o Covid-19.