Neste Carnaval, os serviços de Emergência, Pronto Atendimento Central e Pronto Socorro Adulto do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) atenderam a 2.418 pacientes durante os cinco dias de folia. Índice 11,3% maior que no ano anterior.
Na Emergência e no Pronto Socorro Adulto, foram registrados 511 atendimentos. Destes, 129 deram entrada pela Emergência, sendo removidos pelo SAMU, Corpo de Bombeiros, rodovias da região e outros serviços do gênero. Os demais são casos clínicos, além daqueles que costumam ter maior incidência neste período como uso de álcool e drogas, agressões, quedas e acidentes envolvendo carros ou motos.
No Pronto-Atendimento Central 24h passaram em atendimento 1.907 pessoas. Cerca de 382 pacientes por dia. “Os sintomas mais comuns são etilismo e gastroenterite, que é uma inflamação do tubo digestivo, incluindo estômago e o intestino”, explica o médico coordenador do PAC, Dr. Mauro Ivan Andrade.
Os sintomas mais comuns são diarreia, dor abdominal, cólicas, náuseas e vômitos. “Em geral o paciente é examinado e medicado. A recomendação é descanso e ingestão de líquido”, resume.
De modo geral os números de atendimentos diários realizados em cada uma das unidades não apresentaram grandes alterações em comparação com demais períodos do ano.